A Marca
Maria João Cravo foi professora de língua portuguesa durante 21 anos, mas por nunca ter conseguido abdicar do seu lado criativo, decidiu deixar o ensino e dedicou-se a tempo inteiro ao seu projeto.
Em 1999 descobriu a arte da cerâmica, mais tarde envolveu-se no mundo da bijutaria e entregou-se à paixão pela criação e pela arte. É com base neste cenário que o Pássaro de Seda constrói a sua identidade: um voo rápido ao passado, às técnicas mais ancestrais e genuínas, mas sempre com um apontamento contemporâneo na forma e na combinação de materiais.
Durante quase sete anos, o Pássaro de Seda foi também uma loja – a primeira concept store de Aveiro de marcas exclusivamente portuguesas e também a primeira loja do país com o selo “Portugal Sou Eu”.
Até 31 de dezembro de 2021, o ninho do Pássaro de Seda aconchegou-se na ventosa Rua Direita, de Aveiro. Nunca foi uma loja convencional, mas antes um lugar onde todo o mundo do Passarinho era concebido.
As peças em cerâmica e bijutaria eram ali criadas e realizadas, por isso, além de ser um espaço comercial, ele albergava um atelier de trabalho.
Era ali que as pastas – porcelana, grés, pasta refratária, faiança – eram moldadas, cozidas e, posteriormente e quando necessário, montadas. Era onde também nascia toda a bijutaria mais convencional, onde as pedras semipreciosas se juntavam aos cristais da Swarovski e formavam as peças únicas e exclusivas da marca.
A par desta atividade, era também neste espaço que se realizavam alguns workshops de cerâmica, de saboaria, de tapeçaria, macramé ou outros que foram surgindo, por sugestão dos clientes e/ou das marcas lá representadas.
Agora, o Passarinho encontrou novo “ninho”, que inaugurou a 17 de junho de 2022. A área estritamente comercial e a presença de outras marcas deixou de fazer sentido e, neste momento, toda a atividade se centra no mundo mágico da cerâmica. No novo estúdio criam-se todas as coleções e peças da marca e dá-se uma grande atenção às experiências, ao sentir, ao estar…
As pessoas deslocam-se ao novo estúdio, porque querem aprender novas competências mas sobretudo, porque querem aprender a relaxar, a diminuir o seu stress, a serem mais felizes consigo. Com o reforço da oferta de workshops e de outras experiências enriquecedoras e cheias de vida, a materialização de sonhos e de emoções será a pedra de toque dos momentos que aí passarem.